segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Um estranho na escola - Sequência Didática

Sequência Didática para a conscientização sobre o aparecimento de escorpiões

Objetivo: investigar as contribuições (e limitações) da aplicação de uma sequência didática sistematizada com atividades.

1ª etapa Leitura da história: Um estranho na escola

Mostrar na lousa digital a capa da historinha














Questionar: quem será esse estranho?

Ouvir todas as opiniões e passar para a página seguinte






















Questionar: Que cidade aparece na história? Vocês conhecem esse lugar?

    O que vocês acham que são esses castelos?























     Que monstros podem ser estes que estão atacando esses castelos?

      Quem são as fadas na história?
























     E esses animais?
























     Que lugares são esses preferidos por esses animaizinhos?

      Quem seria o Rei e seus assistentes?
















































 2ª ETAPA Roda de conversa


Professor, investigue os conhecimentos prévios dos alunos por meio de questionamentos acerca da referida imagem.

a)    O que vocês observam é um animal?

b)     É uma planta? Está vivo ou morto?

c)     Onde podemos encontrá-lo(a) no meio ambiente?

d)     Qual o seu tamanho aproximado?

e)    Quais as características do corpo desse ser que podem ser observadas? Do que ele é formado?

f)   Avaliação:  solicitar que verbalizem suas respostas para a turma. É o momento da problematização, do debate, da manifestação de opiniões. O professor poderá explorar as noções prévias dos estudantes acerca da imagem que visualizaram e dos questionamentos.

3ª etapa: texto informativo

ESCORPIÃO
 Os escorpiões são animais de corpo alongado, quatro pares de patas, um par de pinças no extremo anterior, apresentando, todos eles, um ferrão com glândulas de veneno na ponta da cauda articulada. Quando se sentem perturbados, picam com facilidade, causando muita dor, e podendo provocar até a morte em crianças e pessoas debilitadas. Entre essas espécies encontradas com muita frequência está o escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), que é considerado o escorpião mais perigoso da América do Sul.

Fonte: http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/galeria/ uploads/2/normal_479escorpiao_titius_serrulatus0 1.jpg


4 ª Etapa: Sugestões para encerramento

Produzindo um cartaz

 O professor conversará com as crianças sobre os cuidados que devemos ter com os escorpiões, pois eles, como já foi estudado, são "bichinhos" muito perigosos, e sempre que se sentem ameaçados pela presença de pessoas,  para se defender, acabam picando os estranhos e, como algumas espécies tem veneno, sua picada se torna perigosa. Sendo assim, o professor vai sugerir que os alunos produzam cartazes para serem espalhados em certos pontos da escola, cartazes que conscientizem as pessoas dos cuidados que todos devem ter para não serem picados por escorpiões. Aqui, cabe ao professor salientar que a intenção dos cartazes não é fazer com que as pessoas sintam medo/raiva dos escorpiões, mas que passem a enxergá-lo apenas como um ser vivo, que tem suas características próprias e que deve ser respeitado, até porque se não existisse escorpiões do mundo, a população de baratas cresceria infinitamente o que causaria um grande caos.

      Produzindo panfletos

Confecção de panfletos com o gênero: Você sabia que: com objetivo de os alunos panfletarem nas proximidades da escola.

Reescrita do texto: Um estranho na escola

Escrita de uma carta ao prefeito contando o que aprenderam sobre os escorpiões e falando que farão a sua parte e tem certeza que as autoridades também farão a dela.

Escrita de uma carta de leitor para a autora da história: Um estranho na escola.

As escritas dos textos podem ser coletivas ou individuais, dependendo do objetivo da professora.
Para alunos ainda não alfabéticos o gênero pode ser bilhete.

Sequência Didática elaborada por Silvana Noya Pires Michelin  


Nenhum comentário:

Postar um comentário