Sequência Didática para a
conscientização sobre o aparecimento de escorpiões
Objetivo: investigar as
contribuições (e limitações) da aplicação de uma sequência didática
sistematizada com atividades.
1ª etapa Leitura da história:
Um estranho na escola
Mostrar na lousa digital a capa da historinha
Questionar: quem será
esse estranho?
Ouvir todas as opiniões e passar para a página
seguinte
Questionar: Que cidade aparece na história?
Vocês conhecem esse lugar?
O que vocês acham que são esses castelos?
Que monstros podem ser estes que estão atacando
esses castelos?
Quem são as fadas na história?
E esses animais?
Que lugares são esses preferidos por esses
animaizinhos?
Quem seria o Rei e seus assistentes?
2ª ETAPA Roda de conversa
Professor, investigue os
conhecimentos prévios dos alunos por meio de questionamentos acerca da referida
imagem.
a) O que
vocês observam é um animal?
b) É uma planta? Está vivo ou morto?
c) Onde
podemos encontrá-lo(a) no meio ambiente?
d) Qual o
seu tamanho aproximado?
e) Quais
as características do corpo desse ser que podem ser observadas? Do que ele é
formado?
f) Avaliação: solicitar que verbalizem suas respostas para a
turma. É o momento da problematização, do debate, da manifestação de opiniões.
O professor poderá explorar as noções prévias dos estudantes acerca da imagem
que visualizaram e dos questionamentos.
3ª etapa: texto informativo
ESCORPIÃO
Os escorpiões são animais de corpo
alongado, quatro pares de patas, um par de pinças no extremo anterior,
apresentando, todos eles, um ferrão com glândulas de veneno na ponta da cauda
articulada. Quando se sentem perturbados, picam com facilidade, causando
muita dor, e podendo provocar até a morte em crianças e pessoas debilitadas.
Entre essas espécies encontradas com muita frequência está o
escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), que é considerado o escorpião mais
perigoso da América do Sul.
Fonte:
http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/galeria/
uploads/2/normal_479escorpiao_titius_serrulatus0 1.jpg
|
4 ª
Etapa: Sugestões para encerramento
Produzindo um cartaz
O
professor conversará com as crianças sobre os cuidados que devemos ter com
os escorpiões, pois eles, como já foi estudado, são "bichinhos" muito
perigosos, e sempre que se sentem ameaçados pela presença de pessoas, para se defender, acabam picando os estranhos
e, como algumas espécies tem veneno, sua picada se torna perigosa. Sendo assim,
o professor vai sugerir que os alunos produzam cartazes para serem espalhados
em certos pontos da escola, cartazes que conscientizem as pessoas dos cuidados
que todos devem ter para não serem picados por escorpiões. Aqui, cabe ao
professor salientar que a intenção dos cartazes não é fazer com que as pessoas
sintam medo/raiva dos escorpiões, mas que passem a enxergá-lo apenas como um
ser vivo, que tem suas características próprias e que deve ser respeitado, até
porque se não existisse escorpiões do mundo, a população de baratas cresceria
infinitamente o que causaria um grande caos.
Produzindo
panfletos
Confecção de panfletos com o gênero: Você sabia
que: com objetivo de os alunos panfletarem nas proximidades da escola.
Reescrita
do texto: Um estranho na escola
Escrita
de uma carta ao prefeito contando o que aprenderam sobre os escorpiões e
falando que farão a sua parte e tem certeza que as autoridades também farão a
dela.
Escrita
de uma carta de leitor para a autora da história: Um estranho na escola.
As
escritas dos textos podem ser coletivas ou individuais, dependendo do objetivo
da professora.
Para
alunos ainda não alfabéticos o gênero pode ser bilhete.
Sequência Didática elaborada por
Silvana Noya Pires Michelin
Nenhum comentário:
Postar um comentário